‘Conhecemos a árvore pelos frutos’; foi o que destacou frei Elias Vella durante homilia

A Santa Missa do sábado, 17, em ação de graças pelo Jubileu de Safira (45 anos) da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro foi presidida pelo padre Jorge Luiz, coordenador estadual do Ministério Cristo Sacerdote, e concelebrada por padres de diversas dioceses do Rio de Janeiro, além do Frei Elias Vella.

Refletindo sobre o evangelho do dia (Lucas 6, 43-49), Frei Elias, que fez a homilia, deixou claro que a Renovação Carismática Católica não pode cessar o clamor pelo batismo no Espírito Santo.  O motivo? Não é possível alcançar e conhecer a Cristo sem o Espírito Santo. E não se chega ao Pai se não for por Jesus.

Frei Elias enfatizou que o Espírito Santo deve ser a energia da RCC. “Eu pergunto a Deus: por que me pede coisas que eu não consigo fazer? Como posso, por exemplo, amar meu inimigo? Isso vai além da minha capacidade humana. Deus então me sorri e me dá uma resposta muito simples: Eu não digo para que faça isso com suas forças e sim com o poder do meu Espírito”.

O frei também lembrou o que o Senhor falou a Nicodemos. ‘Se quiseres entrar no reino do céu precisa ser batizado no fogo do Espírito’. Mas o que realmente significa ser cheio do Espírito Santo? Elias Vella fez uma exortação ao povo carismático. “Vamos falar de carismas e de frutos. Não se engane, pois as pessoas cheias dos carismas não necessariamente são cheias do Espírito de Deus. Infelizmente, os carismas podem ser manipulados pelo demônio”, alertou o Frei contando como faz para ter a certeza que uma pessoa é cheia do Espírito de Deus.

“Costumo comparar os carismas com uma árvore de natal e os frutos com uma laranjeira. A árvore de natal é de fato muito bonita, cheia de luz e enfeites. No entanto, ela não tem raiz. Tudo que está nela foi colocado ali por alguém. Os presentes que ficam na árvore de natal não são delas, foram colocados ali para serem doados a outras pessoas. E elas não podem dizer: estes frutos sãos meus, estes presentes são meus. Já quando vemos uma laranjeira, cheia de laranjas, temos a certeza de que ela é saudável e a raiz dela é forte. É isso o que o senhor nos fala neste evangelho, os carismas são fundamentais, mas são os frutos que mostram o mover do Espírito Santo”.

A finalizar, o exorcista e pregador pediu a intercessão da Virgem Maria. “Pedimos ao Senhor, por intercessão de Maria, que nos dê a graça de sempre dizer sim a Ele. O mesmo sim total que Nossa Senhora disse ao anjo Gabriel. Que possamos dizer: Eis aqui os servos do Senhor. Seja feito em mim segundo a Tua vontade”.