Nos dias 21 e 22 de setembro aconteceu o Congresso Diocesano Anual da Renovação Carismática Católica da  Diocese de Nova Friburgo. O evento é destinado a servos de Grupo de Oração, de ministérios e  todos que sentem chamados ao serviço à Igreja por meio do movimento.

O encontro deste ano foi especial, pois ocorreu juntamente com o Encontro Diocesano de Formação da RCC (EDF), fato que ocorre a cada dois anos e contou com a presença da Equipe Estadual presidida por Ricardo Emílio, além do Marcos Volcan, ex-presidente do Conselho Nacional RCC, que pregou no encontro e ministrou um dos “Worshops” para coordenadores de Grupos de Oração (Ministério de Governo).

O sábado  já começou animado, com um grande momento de louvor seguido de oração, onde houve escuta, e o Senhor exortava a todos os presentes ao silêncio, para que possam buscar maior intimidade com Ele: “Eu vos trouxe para que vejam com os olhos do Espírito Santo, algo que jamais vistes com os olhos da carne.” – Com estas Palavras, Jesus orientava, através de um servo, para que todos tenham uma abertura para Ação d’Ele, depositando todas às preocupações: “É necessário despojar de toda a bagagem – idolatria e pecado.” Quanto às inúmeras promessas, Ele concedia aos servos “asas de águia”, bem como a renovação das forças de muitos que chegaram desanimados. Em visualização, mostrava uma casa, cuja construção estava inacabada. “A obra espiritual recomeçou.”

Após este momento de grande intimidade com o Senhor, Cristina Palma – Coordenadora Diocesana da R.C.C. –  enfatizou a atenção para com o que Deus estava realizando, pedia aos servos que correspondessem à Sua Ação: “Eu vejo que o nosso servir à Deus é uma resposta do Amor que Ele tem por nós. Sempre gosto de lembrar da cura da sogra de Pedro: nós recebemos tanto, ela recebeu tanto amor de Jesus, foi curada. Imediatamente se levantou e se colocou a serviço. Assim somos todos nós que estamos aqui.(…)” – Disse ela.

E sob os cuidados de Maria Santíssima, Marcos Volcan pregou em cima da Palavra escrita em Hebreus 11 e I Pedro 3,15, onde relacionou à fé com a esperança de um povo que resgata a sua história e a propaga, por meio de gerações, tornando-se fundamentada nos dias de hoje: “A Palavra de Deus é tão viva que não se perdeu. É bonito porque, a compreensão de Deus, vai se dando na história do seu povo, que vai crescendo, aprendendo. Essa história vai sendo acumulada e transmitida. E essa história e a vida dessas pessoas que vão formar a fé. (…)”.

Ricardo Emílio, ministrou um grande “workshop” sob o tema “Serviço nos Grupos de Oração”, ainda nos parâmetros da fé, vivida pelo carismático: “Serviço e Ministério, segundo  o Documento 62 CNBB da nossa Amada Igreja, é: ‘um dom, uma capacitação do Alto que Deus presenteia os seus para, em Seu Nome, fazer à Graça d’Ele acontecer.’(…) Quando nós falamos de fé, é querer acolher uma graça. Se não houver o acolhimento, em nosso coração não é fé. Nós temos fé e sempre teremos. Só que, dependendo da sua acolhida, do grau que você acolher é o grau que O Poder de Deus manifesta na sua vida. Com essas palavras, o pregador levou a refletir que depende do servo exercitar a proporção de sua fé, nos Grupos de Oração, e sua prática requer trabalho.

O Congresso seguiu à tarde, novamente, com a pregação de Marcos Volcan, que trouxe a Palavra descrita no Evangelho de Marcos 16, 15-18, onde ressaltou a Fé Carismática, tema desta palestra. O pregador relacionou à passagem com a sua vida e a forma que conheceu o Movimento aos 10 anos de idade, através de seus pais que o levaram ao Grupo de Oração: “Eu posso dizer pra vocês que a minha família, já católica e praticante, naquele momento foi atingida por uma Graça especial. Eu e meus irmãos despertamos por uma curiosidade, mas que foi o Espírito Santo que trabalhou através dela. É engraçado porque, depois daquela reunião, nós íamos sempre, e fomos à primeira família que levou crianças para o Grupo, porque não tinha como nos deixar em casa e nós queríamos ir. Não era obrigação, era gostoso (…) a nossa fé era muito simples e expectante, e eu digo a vocês que, naquela simplicidade de uma família que não conhecia direito os dons… ‘aquilo’ foi entrando em nosso coração e foi tomando forma. E nós fomos amando aquilo que, no início era curiosidade, foi tomando forma, sem nem sabermos o que estava acontecendo. (…)”.

Ainda no sábado ocorreu o “I Festival Diocesano de Música RCC”, quando houveram apresentações de Ministérios de Música de toda a diocese, valorizando  grupos de  música dos Grupos de Oração. O vencedor deste evento foi o Willian Afonso Rosa, integrante da Banda Arkanjos coordenador do Grupo de Oração Números do Vicariato Sede. Em um depoimento a uma rede social, William declarou agradecido: “Obrigado a todos pelo apoio!  Precisamos da oração de vocês para que continuemos nossa missão de evangelizar.  Deus abençoe a todos!”

 Houveram também duas missas no encontro, uma no sábado presidida pelo Monsenhor Alex Paiva, Vigário Geral da Diocese e outra no domingo, presidida pelo Monsenhor Fábio Felippe, Vigario Episcopal do Vicariato Norte.

Nós da Renovação Carismática Católica gostaríamos  de externar nossa imensa alegria por poder contar com estes sacerdotes, além do Padre Jeferson, Padre Marcello Costa e do Padre Bruno, nosso orientador espiritual, que nos agraciaram atendendo à confissões, orientações espirituais, nos guiando num caminho de unidade e abençoando o nosso encontro. Realmente nos sentimos amparados por poder contar com cada um de vocês. Clamamos que o Espírito Santo os fortaleça e confirme a cada dia os vossos Ministérios!

Na parte de formação do evento (EDF) aconteceram “Workshops” para todos os Ministérios (Governo, Formação, Pregação, Oração por Cura e Libertação, Crianças, Jovem, Universidades Renovadas, Comunicação Social, Intercessão, Música e Artes e Promoção Humana) ministrados pela Equipe Estadual.

Todos saíram do congresso com a fé fortalecida, tendo a certeza “que essa é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

Obs.: A diocese está vendendo cds das três pregações deste Congresso ao valor de R$5,00 cada. Os interessados podem entrar em contato através do e-mail de nosso Ministério de Comunicação Social: mcs.dnf@gmail.com

 

Veja as fotos. Clique aqui.